MENU

21/09/2021 às 09h34min - Atualizada em 21/09/2021 às 09h34min

Com investimento de R$ 4,8 milhões, Governo do Estado inicia entrega de computadores às escolas estaduais

MS.GOV.BR
Foto: Divulgação
Mil microcomputadores serão entregues às 347 unidades da Rede Estadual de Ensino. Os 250 primeiros equipamentos já foram distribuídos, entre eles os 48 disponibilizados às escolas que pertencem a Coordenadoria Regional de Educação de Ponta Porã, durante encontro promovido pela Teia da Educação na última sexta-feira.

“Isso faz parte de um processo de modernização, de aprimoramento do setor educacional. São máquinas modernas, de alta tecnologia, que vão atender as escolas estaduais das 79 cidades do Estado. Um dos grandes compromissos nosso é fortalecer o sistema educacional de Mato Grosso do Sul, e para isso também estamos melhorando a estrutura física das escolas com as reformas, e fortalecendo o pedagógico com a qualificação profissional”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

 “Com essa novidade, as nossas escolas poderão agilizar o atendimento e aprimorar o fornecimento dos dados utilizados pelo Censo Escolar, por exemplo. Os equipamentos irão permitir maior praticidade no momento de preencher informações sobre as turmas, alunos e profissionais docentes. Se trata de um grande avanço para o trabalho nas secretarias das escolas”, disse a secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta.

Entre as escolas que já receberam os computadores, está a EE Vespasiano Martins, de Amambai, responsável por atender 683 estudantes. Por lá, Karina Orlato de Oliveira, servidora que atua na secretaria da unidade desde o ano passado, entende que a novidade vai agilizar o trabalho nesta reta final de ano.

“Estamos chegando em um período de muita demanda, com um fluxo grande de renovações e de novas matrículas. Além disso, teremos lotação de professores, apoio na prestação de contas e – principalmente – o atendimento aos pais e alunos que nos procuram. Hoje é impossível ficar sem um bom computador e uma boa conexão de internet. Todo nosso trabalho depende de uma boa máquina e esses novos computadores serão de grande ajuda, certamente”, pontuou.

Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 4.899.000,00 na aquisição dos computadores, que serão distribuídos para todas as 347 escolas da Rede Estadual de Ensino, localizadas nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Assim como a EE Vespasiano Martins, cada unidade receberá 02 microcomputadores para atividades administrativas nas secretarias.

O superintendente de Informação e Tecnologia da SED, Paulo Cezar Rodrigues dos Santos, também destacou as vantagens dos novos equipamentos, com ênfase para a crescente informatização e adoção de diferentes sistemas utilizados nas escolas da REE.

“Com os avanços dos Sistemas SED, principalmente o Sistema de Gestão de Dados Escolas [SGDE], que gerencia toda a vida escolar dos estudantes, ‘ensalamento’, matrículas, planejamento online, diário online, vida funcional, dentre outros, há a necessidade da constante atualização do parque tecnológico da REE e essa novidade vem para atender essas demandas”, disse.

Vinícius Espíndola, SED

Foto: Chico Ribeiro
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »