MENU

17/08/2021 às 07h51min - Atualizada em 17/08/2021 às 07h51min

Novo concurso para professores reforça valorização da educação pública em MS

MS.GOV.BR
Foto: Divulgação
Confirmado pelo Governo do Estado ainda para 2021, um novo concurso público para professores da Rede Estadual de Ensino (REE) reforça a valorização da educação pública em Mato Grosso do Sul. Serão abertas 722 vagas para diversas áreas. A expectativa é que o processo seja executado neste ano para o primeiro chamamento de aprovados ocorrer no 1º semestre de 2022.

A realização do novo concurso é compromisso assumido pelo Governo do Estado na formatação do Estatuto dos Profissionais de Educação Básica, que garante a aplicação do Piso Nacional dos Professores e o Pagamento em Dobro de forma escalonada até 2027 (2% ao ano – em outubro de 2021 estará cumprindo 88% do piso em dobro e em 2027, 100% do Piso em dobro).

A política de valorização da Educação passa ainda pela formação continuada dos educadores, pela modernização dos prédios escolares e pelo investimento nos estudantes.

Em benefício dos profissionais administrativos das escolas, o Governo do Estado trabalha um projeto de lei para corrigir distorções salariais. Pelo menos seis mil funcionários públicos devem ser contemplados.

O projeto, que deve ser enviado ao crivo da Assembleia Legislativa até outubro, prevê a revisão de tabelas salariais e a execução de políticas de capacitação, desenvolvimento e valorização. O objetivo é conceder ganho real aos servidores administrativos, corrigindo distorções salariais criadas ao longo dos anos e fazendo compensação de verbas indenizatórias.

Concurso e processo seletivo

As 722 vagas do novo concurso público serão para os 79 municípios do Estado, conforme disponibilidade da Rede Estadual. Dos anos finais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, as oportunidades serão abertas para profissionais com formação em Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e outras áreas. 

Além de organizar o certame, o Estado prepara um processo seletivo simplificado para professores temporários da REE, que será aberto em setembro. Os candidatos aprovados irão trabalhar nas escolas estaduais a partir do ano letivo de 2022. Esta seleção ocorre geralmente a cada dois anos.

Bruno Chaves, Subcom
Foto: SED

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »