MENU

21/07/2021 às 08h08min - Atualizada em 21/07/2021 às 08h08min

“Encontro de Comitivas” será realizado em agosto em Coxim

Foto: Divulgação
Será realizado em Coxim o “Encontro de Comitivas”, de 21 de agosto a 26 de setembro na praça João Ferreira de Albuquerque, conhecida como praça da antiga “Concha Acústica”.

O I Encontro Folclórico de Comitivas Pantaneiras Em Coxim – MS é fruto de projeto financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul – FIC/MS, através da Fundação de Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, sendo contemplado através do Edital 01/2019, porém, com a paralisação frente à Pandemia COVID-19, passou por uma reformulação para atender aos protocolos de biossegurança e deverá iniciar suas atividades no próximo 21 de agosto.

Segundo o proponente, o artesão e pequeno empreendedor pantaneiro, Júlio Pipoca, o Encontro de Comitivas vai acontecer aos sábados e domingos, das 17h00 às 20h00, na praça da antiga concha-acústica de Coxim, durante o período proposto (21/08 a 26/09 de 2021).

De acordo com ele, o objetivo do projeto é realizar uma manifestação cultural festiva onde serão celebrados os costumes e tradições das comitivas pantaneiras da região de Coxim - MS, seu modo de falar, seus causos, sua culinária típica, a apresentação dos apetrechos tradicionais como o berrante, as bruacas de carga, a trempe, os arreios diversos, os ritmos regionais e a indumentária pantaneira entre outros ícones.

Para Ariel Albrecht, elaborador da proposta, o projeto é fruto do trabalho conjunto entre o SEBRAE/MS e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que vêm fomentando ações e projetos de incentivo às ações de promoção da cultura pantaneira como fator de geração de emprego e renda através do conceito de economia criativa, fomentando o desenvolvimento sustentável nos municípios de Mato Grosso do Sul e do Pantanal.

O projeto que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Coxim, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e da Gerência de Turismo. É fruto do trabalho conjunto entre o SEBRAE/MS e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que vêm fomentando ações e projetos de incentivo às ações de promoção da cultura pantaneira como fator de geração de emprego e renda nos municípios de Mato Grosso do Sul e do Pantanal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »