MENU

09/06/2022 às 06h17min - Atualizada em 09/06/2022 às 06h17min

Câmara aprova PL que denomina o Centro de Convenções com jus homenagem a professor Bira

DA REDAÇÃO/ASCOM - CMC
Foto: Divulgação
Professor, líder político e assessor parlamentar, Ubirajara Gonçalves de Lima, popular professor Bira, poderá ter seu nome eternizado em uma das obras mais emblemáticas de Coxim nos últimos anos: O Centro de Convenções do bairro Piracema, que ainda segue em fase final de construção.

Isso porque os vereadores da Câmara de Coxim, aprovaram por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira (07), o projeto de Lei Nº 03/2022, que denomina o prédio público de Centro de Convenções Ubirajara Gonçalves de Lima.

Segundo os vereadores, esta é uma justa homenagem ao professor Bira - que faleceu em 2018, em decorrência de um câncer - figura que deu relevante contribuição para o desenvolvimento político, econômico e social do município de Coxim e dedicou parte de sua vida em viabilizar projetos e grandes obras para a cidade.

Agora, o projeto segue para sansão do prefeito municipal.

Ubirajara Gonçalves de Lima, o professor Bira

Formado em ciências e matemática, com pós-graduação em metodologia da educação. Bira foi ainda agricultor, pedreiro, carpinteiro, diretor-presidente da AGIOSUL (Agência de Imprensa Oficial de Mato Grosso do Sul) e assessor do ex-senador Delcídio do Amaral e do ex-deputado federal Antonio Carlos Biffi.

Em Brasília, na Câmara Federal, por mais de 12 anos, Bira teve importante atuação, buscando recursos para a execução de inúmeras obras em Coxim, na região Norte e praticamente em todos os municípios do Estado. Bira se aposentou como professor do estado de Mato Grosso do Sul e começou a trabalhar como assessor parlamentar do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT).

O professor Bira foi candidato a deputado estadual de Mato Grosso do Sul e candidato a prefeito de Coxim por duas vezes, exercendo ainda as funções professor, diretor-adjunto e diretor da escola estadual Pedro Mendes Fontoura em Coxim.

Foi membro da FEPROSUL, FETEMS, participando ativamente da fundação e organização de vários partidos políticos, associações e sindicatos, contribuindo significativamente para a valorização da Educação no Estado.

Depois de 33 anos como filiado do PT, Bira foi para o PDT, partido pelo qual concorreu como candidato a prefeito de Coxim nas eleições de 2016, obtendo expressiva votação.

As últimas participações políticas do professor Bira, foram como presidente do diretório municipal do PDT de Coxim, executando importante articulação política na região Norte, organizando o partido pedetista para as eleições de 2018, onde já levava com grande entusiasmo o nome do juiz aposentado Odilon de Oliveira (PDT) como pré-candidato a governador do Estado.

FONTE: ASCOM-CMC | Hugo Crippa

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »