MENU

30/03/2022 às 13h24min - Atualizada em 30/03/2022 às 13h24min

Audiência Pública para prestação de contas da saúde no Estado é convocada pelo deputado Antonio Vaz

DA REDAÇÃO/ASSESSORIA - ANA FLÁVIA
Foto: Divulgação
Foi realizada nesta terça-feira (29), a prestação de contas da Secretaria de Estado de Saúde (SES) solicitada pelo presidente da Comissão de Saúde, deputado Antonio Vaz, referente aos investimentos realizados pelo órgão no ano de 2021.

Audiência Pública contou com a presença da Dra. Christiane Maymone, Secretária Adjunta de Saúde, e a apresentação dos indicadores foi realizada pela Coordenadora de Planejamento e Informações em Saúde, Vanessa Prado. A Sessão foi presidida pelo vice-presidente da Comissão de Saúde, deputado Felipe Orro, e Vanessa iniciou sua fala destacando o objetivo da SES/MS de se tornar até 2023 um modelo de excelência na gestão em saúde, com práticas inovadoras, resolutivas e democráticas que atendam as necessidades das pessoas do estado de Mato Grosso do Sul.

Com objetivo de fornecer saúde de qualidade à população em 2021, foram utilizadas diversas estratégias de planejamento, das quais se destacam as parcerias técnicas realizadas; o investimento em qualificação, formação e capacitação dos profissionais de saúde; o apoio técnico e financeiro aos municípios; o investimento nas ações primárias de saúde; e a execução de projetos estratégicos.

Neste último tópico, destacam-se a execução do Hospital Regional de Dourados; o Hospital Regional de Três Lagoas; a construção do Centro de Diagnóstico e Especialidades Médicas de Dourados; a reforma do Hemocentro de Campo Grande; a ampliação de enfermarias de Ponta Porã; a reforma do Hemocentro de Dourados; e a execução das ações relativas ao Plano de Estruturação das Unidades Especializadas.

 

Ao todo, foram empenhados pouco mais de R$2,2 bilhões à saúde no ano de 2021, dos quais, 88,25% foram retirados de recursos estaduais. No que diz respeito ao combate à pandemia da COVID-19, foram destinados pouco mais de R$283 milhões relativos a hospitais de campanha; convênios com hospitais e laboratórios; equipamentos hospitalares; manutenção de bens; materiais diretos; prevenção dos casos de COVID; repasses aos municípios; e serviços hospitalares.

Entre as ações de combate à pandemia, Vanessa destacou durante a prestação de contas, o fortalecimento das campanhas de vacinação, que se destacaram a nível nacional uma vez em Mato Grosso do Sul 74,81% da população já está com esquema vacinal completo.

 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Gazeta Pantaneira Publicidade 1200x90