MENU

26/11/2021 às 10h26min - Atualizada em 26/11/2021 às 10h26min

CMEI De Alcinópolis desenvolveu Projeto Educativo que teve como tema a “Arte Rupestre”

A proposta pedagógica foi apresentada pela Professora Leila P. da Silva Morais, junto à Direção e Coordenação Escolar do CMEI Brenno Crisóstomo Duart e teve como público alvo crianças da CRECHE III B - Vespertino daquela instituição de Ensino.

Janio de J. Morais - Gazeta Pantaneira
Foto: Divulgação
Durante os meses de Setembro e Outubro de 2021, a turma Creche III B - Vespertino, do Centro Municipal de Educação Infantil, “Brenno Crisóstomo Duart”, que tem como professora regente a especialista em educação infantil, Professora Leila P. da Silva Morais, teve como complemento curricular conhecimentos sobre a Arte Rupestre do município de Alcinópolis.
 
Durante o período de execução do Projeto Educativo a turminha participou de contações de histórias sobre os povos primitivos em geral que habitaram a região, assistiram vídeos sobre o assunto, criaram e pintaram cartazes e um painel que caracterizava o modo de vida dos povos primitivos, povos que habitaram em cavernas.
 
De acordo com a professora Leila, durante as atividades do projeto, além dos conhecimentos sobre Arte Rupestre do município, foi trabalhado com as crianças, noções sobre meio ambiente, preservação da vida no planeta, alimentação saudável e outras temáticas sempre sob a perspectiva da Educação Ecológica, marco principal de formação do sujeito ecológico – um indivíduo que em sua plenitude aprendeu a viver harmonicamente com o meio ambiente, sem poluição ou degradação.
 
“Quando iniciamos o projeto, sabíamos da dificuldade em ‘fazer’ com que um assunto tão relevante, como este proposto neste Projeto Educativo, pudesse ser acessível e compreensível para as crianças. Levá-las a reconstruir suas próprias histórias, a partir da história dos nossos antepassados (povos primitivos) que habitaram essa região (das quais deixaram suas marcas através da Arte Rupestre), faz a gente sentir que está no rumo certo. Uma criança que respeita a natureza, que respeita a história dos antepassados, com toda certeza será um adulto mais seguro e confiante do seu papel social e de sua relação com o meio ambiente” explicou a professora.
 
Um dos pilares pedagógicos do projeto foi a confecção do Painel Pedrita e Bambam, personagens do desenho dos Flintstone que retrata a vida em “Pedra Lascada”, um lugar no passado em que viviam povos primitivos. “As crianças amaram tirar fotos no painel” revelou a professora

 
 
Leila ainda aproveitou o momento para agradecer à todos os envolvidos no projeto:

 
“Quero agradecer, primeiramente a Deus pela grande oportunidade de trabalhar numa Escola que tem sido para mim, uma referência em educação infantil, seja na proposta política pedagógica institucional ou na parte de recursos pedagógicos e materiais ofertados aos docentes e alunos, agradecer também a Direção Escolar – na pessoa da Profª Vera Lúcia Bíscaro Piva, agradecer a Coordenação Escolar – na pessoa da Profª Sebastiana Jesus Ferreira, agradecer às professoras auxiliares, Deliane Medeiros e Deolanda Rosa Pio e a nossa monitora profª Rosenilta, pessoas que colaboraram, tanto na construção quanto na execução desse Projeto”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Gazeta Pantaneira Publicidade 1200x90