MENU

24/11/2021 às 07h40min - Atualizada em 24/11/2021 às 07h40min

Alvo de notícias falsas, Lula sobe nas pesquisas e já planeja ir aos EUA

Está nos planos do líder popular a reedição do encontro de 2019 com o então presidente dos EUA, Barack Obama, que à época classificou o líder brasileiro como “o cara”. Os convites ainda não foram oficializados, mas os contatos se intensificaram nas últimas semanas, ainda na Europa.

CORREIO DO BRASIL
O prêmio “Coragem Política 2021”, concedido pela revista Politique Internacionale, é uma honraria para pouquíssimos líderes mundiais
Após o sucesso de sua viagem pela Europa, onde encontrou chefes de Estado e líderes progressistas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já planeja uma visita aos Estados Unidos, no início do ano que vem, quando o debate eleitoral no Brasil tende a ser mais intenso. A informação foi confirmada pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro da Saúde do governo do petista, nesta terça-feira. 

Está nos planos do líder popular a reedição do encontro de 2019 com o então presidente dos EUA, Barack Obama, que à época classificou o líder brasileiro como “o cara”. Os convites ainda não foram oficializados, mas os contatos se intensificam.

Notícias falsas

Os discursos de Lula, que direcionaram temas para o enfrentamento na guerra de narrativas contra a ultradireita capitaneada por Donald Trump, que se estendeu para o mundo – inclusive com a eleição de Jair Bolsonaro no Brasil -, chamaram a atenção dos democratas.

Internamente, Lula tem sido alvo de notícias falsas na mídia conservadora. Nas últimas 48 horas, o trecho de uma resposta do ex-presidente ao diário conservador espanhol El País, retirado de contexto, tem viralizado nas redes sociais.

A versão que corre daria conta de que a jornalista espanhola teria desmontado Lula, após sua resposta sobre os 16 anos de Daniel Ortega, na Nicarágua, e de Angela Merkel, na Alemanha. Na resposta completa, no entanto, Lula critica Ortega e diz que quem permanece tempo demais no poder acaba se transformando em ditador. Ao ser questionado pela entrevistadora sobre prisões de opositores, Lula também lembra que foi preso político no Brasil. 

Líder absoluto

Apesar de a mídia de direita, no Brasil, esconder o sucesso do giro europeu e distorcer as palavras do líder petista, o único instituto que ainda mostrava Lula em situação de empate técnico com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na disputa presidencial de 2022, o Paraná Pesquisas, divulgou estudo que mostra o petista à frente do atual mandatário, com mais de 5 pontos percentuais de vantagem.

O levantamento dos dados foi feito com eleitores com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal em 164 municípios brasileiros entre os dias 16 e 19 de novembro de 2021.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »