MENU

23/11/2021 às 15h38min - Atualizada em 23/11/2021 às 15h38min

Adevina Crisóstomo da Silva é homenageada com Busto que destaca a importância dos pioneiros no município de Alcinópolis

Dona Divina, como era popularmente conhecida, foi a segunda personalidade que recebeu a honraria em projeto que objetiva homenagear os pioneiros do município.

Por Leila P. da Silva Morais com informações https://www.facebook.com/dalmy.crisostomodasilva
Foto: Divulgação
A cerimônia que foi realizada na quinta-feira (18/11) foi marcada por homenagens e muita emoção entre todos os participantes que relembraram as histórias da homenageada. A praça, que já havia recebido seu nome, “Area de Lazer Adevina Crisóstomo da Silva” no bairro Jardim Bom Sucesso, em Alcinópolis, agora recebe o Busto da pioneira.
 
Dalmy Crisóstomo, Prefeito e filho da homenageada, descreve o momento como “o meu discurso mais difícil” para expressar a carga de emoção sentida no momento.
 
“Em toda a minha trajetória na política, foi o meu discurso mais difícil e emocionante, pois tenho a honra de ser um dos filhos dessa grande mulher. Confessei aos presentes que era um discurso do qual não gostaria de fazer, pois gostaria que minha mãe estivesse ali entre nós, porém fico feliz com a merecida homenagem.”
 
Confira um pouco da história de Adevina Crisóstomo da Silva:  
 
Adevina veio para região quando ainda era criança e só existiam fazendas por aqui. As cidades mais próximas eram Coxim e Mineiros, o meio de transporte da época era carro de boi e as viagens duravam dias. Casou-se com Flávio Crisóstomo e dessa união nasceram 04 filhos: Fátima Crisóstomo (in memorian), Dalmy Crisóstomo, Deuseli Crisóstomo e Dalma Crisóstomo.
 
Dona Divina, como era conhecida, era uma mulher de personalidade forte e um coração generoso, estava sempre disposta a ajudar quem precisava e era acolhedora com todos que necessitasse de um colo, de um conselho, de uma amiga, de uma mãe, motivo pelo qual foi considerada uma segunda mãe para muitos.
 
Participava ativamente da igreja, fazendo parte de diversos movimentos. Rezava o terço a quem pedisse e sempre que precisasse, normal ou cantado, e ensinou diversas pessoas a rezá-los também. Por causa de sua fé inabalável, também ficou conhecida por muitos como Divina “Rezadeira”.
 
Adevina acompanhou e contribuiu com o desenvolvimento de Alcinópolis, sendo ela e seu esposo que acolheram a equipe de engenheiros, foi até cozinheira deles, que vieram para fazer a medição do loteamento que viria a se transformar na cidade de Alcinópolis/MS. Seguiu de perto e ativamente de todo o processo de criação do município, merecendo ser homenageada, tendo sua história de vida contada a todos. (https://www.facebook.com/dalmy.crisostomodasilva - acessado em 23/11/2021).

Participaram do evento o vice-prefeito Valter Roniz, secretário de obras Fernando, secretária de desenvolvimento Bruna, secretária de educação Carina, secretário de assistência social Aloísio, presidente do Legislativo Isabel, vice-presidente Ademir, 1º secretário Helder, vereadores: Evaldo (sobrinho da homenageada), Paula, Rosangela e Onilza, Coronel Gil Alexandre e Comandante da PM de Alcinópolis Luiz César de Melo, escultor da obra João Xavier. Também participaram os familiares da homenageada: Flávio Crisóstomo (viúvo), Maíde Furtado (tia), Deuseli e Dalma Crisóstomo (filhas), Estevão e Larissa Cássia (netos), Ana e Marcos Antônio (genros).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »